Home > Curiosidade > As datas comemorativas na fotografia

As datas comemorativas na fotografia

Muito bem caríssimos fotográfos e fotógrafas!!!

Vou tentar, por estes dias de “folga”, fazer algumas postagens. E para começar, vamos falar de algumas curiosidades.

Relembrando a história da fotografia, vou explicar de onde surgiu o Dia nacional da fotografia, Dia do fotógrafo e o Dia mundial da fotografia. Já vou dizendo que existem muitas controvérsias quanto às origens dessas datas comemorativas, então vamos recorrer à história da fotografia para saber de onde elas vêm.

GazetteDeFrance

1 – Dia Mundial da Fotografia

dia mundial da fotografia é comemorado em 19 de Agosto pois nesta data, em 1839, foi feito o anúncio oficial da invenção da fotografia pelo governo francês. A técnica fotográfica, em si, já existia. Na Grécia antiga, por exemplo, já existiam relatos sobre câmaras escuras e suas reproduções de imagens. Falei isso na nossa primeira aula. Mas foi somente em 1839 que a primeira câmera fotográfica com um sistema moderno de fotografia permanente foi refinada e mostrada. Ela se chamava daguerreotype, nome vindo do seu criador Louis-Jacques-Mandé Daguerre.

A primeira notícia sobre fotografia apareceu no jornal Gazette de France, em 06 de janeiro de 1839  – um pouco antes do governo francês anunciar a descoberta de Daguerre. [em inglês]

Embora existam controvérsias dizendo que outros inventores também criaram a fotografia (inclusive um francês radicado no Brasil, Antoine Hercules Romuald Florence) o anúncio da invenção de Daguerre é que marca o dia mundial da fotografia.

A imagem que mostrei na sala na primeira aula, mostra a possível primeira foto feita com um daguerreótipo, pelo próprio Daguerre.

Dia Nacional da Fotografia

Já o dia nacional da fotografia possui bem menos fontes. Inclusive existem várias datas comemoradas ao redor do país. A data considerada na maioria dos calendários oficiais é dia 8 de janeiro (um dia após ao meu aniversário).  Alguns documentos mostram que o Daguerreotype chegou aqui no dia 16/01/1840. De qualquer forma, foi em janeiro de 1840 que a fotografia chegou ao Brasil e por isso no dia 08 é comemorado o dia Nacional da fotografia.

primeira-foto-brasileira-LouisCompte

Acima a primeira foto tirada no Brasil com o daguerreótipo, por Louis Compte que mostra o Paço Imperial no Rio, também falei sobre isso na nossa primeira aula.

Dia do Fotógrafo

Agora vem o mais interessante, Percebam que o dia MUNDIAL da fotografia é comemorado no dia 06 de janeiro e o dia NACIONAL da fotografia é comemorado no dia 08 de janeiro. Portanto, sobrou apenas uma única data para se comemorar o dia do FOTOGRAFO, claro que teria que ser no dia 07 de janeiro, que o é o dia do “fotógrafo Ailton Fernandes”.

Então não se esqueçam, dia 06 de janeiro – Dia Mundial da fotografia, dia 08 de janeiro – Dia nacional da fotografia e no dia 07 de janeiro é o meu dia, dia do fotógrafo Ailton Fernandes!!!!!

Brincadeiras à  parte, o dia do fotógrafo é também comemorado no dia 08 de janeiro juntamente com o dia nacional da fotografia!!

Seu endereço de email não será publicado. os campos são de preenchimento obrigatório *

*

Visit Us On FacebookVisit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On Google Plus