Dicas para fotografia de flores

Não é surpresa nenhuma que fotografias de flores são extremamente populares e uma das imagens mais comuns no mundo da fotografia. As flores conseguem elevar o espírito. Além disso, há muitas variedades, fazendo com que as fotografias que você captura delas sejam diferentes e evoquem diversas emoções distintas.
Para explorar o máximo essa imagens tão “comuns”, conheça as dicas a seguir sobre fotografias de flores.

DÊ ZOOM NOS DETALHES

Dar zoom o mais próximo possível vai dar um efeito mais dramático aos detalhes da sua imagem. No entanto, a única maneira de conseguir um close com alta qualidade nas fotografias de flores, é usando uma lente macro especializada (50 mm a 200 mm). As lentes macro revelam detalhes que seriam impossíveis de serem detectados a olho nu. Esse recurso dá uma nova e interessante perspectiva ao elemento principal das fotografias de flores. Closes de pétalas e brotos de uma flor, ou gotas de água podem destacar a sua imagem.

digital-flower-photography

FOCO SELETIVO

Uma vez que você já tiver em mãos as lentes macro, é importante usar o foco seletivo. Deixar toda a imagem nítida quer dizer que não há apenas um ponto de foco; sendo assim, escolha apenas um detalhe do elemento principal da sua fotografia e deixe-o mais nítido que o resto.
Para um aspecto ideal, escolha um ISO baixo e use um tripé para a foto não sair tremida – algo muito fácil de acontecer em fotos macro.

1654148

ILUMINAÇÃO

Quando fotografamos ao ar livre, como é feita a maioria das fotografias de flores, podemos encontrar várias condições de clima diferentes. Em dias claros e ensolarados, você precisa balancear o sol muito, por exemplo. Enquanto que em dias nublados, é preciso cuidado para a imagem não ficar muito escura.

TENTE ÂNGULOS DIFERENTES

Se você quiser criar um interesse extra, pense em sobre como você está compondo a s fotografias de flores. Lembre-se da regra dos terços brinque com o enquadramento do elemento principal da sua imagem. Incline a câmera para obter um ponto de vista interessante e horizonte ligeiramente torto. Você pode usar o sol de maneira criativa, ao apontar a câmera em direção a ele para feixes de luz darem um toque especial na foto.

IDEIAS DE PLANO DE FUNDO

Uma ótima maneira de trazer o visual de um estúdio para o lado de fora é usando fundos coloridos (em algumas situações, você pode simplesmente levar flores para dentro de um estúdio). Os fundos coloridos são fáceis de serem encontrados. Para usá-los, coloque-os atrás da flor que você vai fotografar e escolha uma cor complementar, ou contrastante para realçar as pétalas.

DETALHES E TEXTURAS

Flores não são apenas as pétalas, mas as folhas também.
Usando um olhar criativo, cuidadosamente escolha os detalhes e padrões de texturas que você pode ver para retratar nas fotografias de flores. Use uma lente macro para obter a melhor qualidade na ampliação. Fotografe em um ISO baixo, de 50 ou 100, para obter a melhor cor e qualidade.

water-drops-on-leaf-texture

CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS

Dispare a câmera a uma profundidade de campo rasa, em torno de f/4 para fazer com que o plano de fundo fique embaçado, destacando a flor. Se você estiver ao ar livre e estiver muito claro, considere uma baixa exposição para realçar os detalhes da flor, folha e caule.

EQUIPAMENTO RECOMENDADO

Há algumas ferramentas que podem fazer as fotografias de flores saírem mais facilmente; uma lente macro com abertura de f/2.8 é ideal para a tarefa. Um tripé também é um bom acessório para evitar as “tremidas”.

CONCLUSÃO

Uma das grandes vantagens das flores é que elas podem ser encontradas em quase todos os lugares. Pode haver algumas margaridas no seu jardim; você pode comprar um buquê em uma floricultura; ou você pode ir até a um parque com grandes jardins. Mas lembre-se: não retire nada da natureza que não for seu.