Home > Curiosidade > Fotografia Preto e Branco – História, Técnicas e Dicas

Fotografia Preto e Branco – História, Técnicas e Dicas

Conheça algumas dicas simples e práticas sobre como tirar fotos em preto e branco e dar uma maior expressividade em seus trabalhos

Quando a fotografia surgiu oficialmente em 1826, as imagens capturadas pelas câmeras da época eram em tons de cinza. Atualmente, depois de dois séculos da descoberta, a fotografia em preto e branco está em seu auge. Mesmo com a evolução tecnológica da área, a elegância, expressividade e o charme desse tipo de fotografia prevalecem, mesmo na era digital. 

ICHS – Mariana/MG – Ailton Fernandes fotografia

Não podemos negar que, com os avanços tecnológicos, ficou muito mais fácil fazer fotografia em preto e branco. Quando for fazer esse tipo de foto, mude em sua câmera o estilo da imagem para monocromático e deixe em RAW. Quando descarregá-las em seu computador, você pode fazer a edição usando as cores. O fato de não enxergar as cores, faz o seu cérebro enxergar apenas luz e sombra, tecnicamente.

Cachorro - Ailton Fernandes Fotografia

Cachorro – Ailton Fernandes Fotografia

Você deve saber reconhecer os contrastes vendo tons escuros e claros. Para fazer fotografia em preto e branco, evite deixar o casal, o modelo ou objeto num tom de cores parecidos com os deles. Se o foco é mais claro, leve-o para um fundo que seja mais escuro ou vice-versa. Se for fazer ensaios na praia, procure deixar o mar ou as pedras no fundo da imagem. Ensaios fotográficos no campo podem ser mais fáceis, pois a vegetação tem cor mais escura, o que facilita o contraste.

Ensaio Sensual – Ailton Fernandes Fotografia

Para que a fotografia em preto e branco fique mais nítida, procure usar a luz sempre atrás de quem fotografa. Evitar a contra-luz é um dos segredos desse tipo de fotografia. É óbvio que existem lindas fotos em preto e branco contra o sol, mas é algo mais particular ou artístico. Com a luz direta sobre o objeto a tendência é fecharmos ainda mais a abertura, melhorando a nitidez e o foco. Não se preocupe com o ISO, pelo menos nesse caso.

Making off – Ailton Fernandes Fotografia

Você sabe que existem dois tipos de fotos: a preto e branco e a colorida. Cuidado com determinados softwares quando for fazer a edição de suas fotos, pois eles mudam tons escuros para azul, roxo, verdes (bem escuros), o que pode tornar seu trabalho um fiasco. Se você quer fazer fotografia em preto e branco, a primeira coisa que deve fazer é mudar a foto para tais cores. Depois você pode editar com calma e fazer os ajustes. Lembre-se de que em fotos em preto em branco, menos é mais. Portanto, procure fazer o realce das fotos apenas usando o contraste e a exposição.

Ouro Preto – Final de tarde – Ailton Fernandes Fotografia

Como foi dito anteriormente, deixe sempre na posição monocromático, em RAW e depois vá para seu evento, casamento ou ensaio fotográfico. Lembre-se de que a cada cena, a luz muda, o horário interfere na mudança da luz e até o movimento das pessoas interfere nisso. Fazer fotografia em preto e branco depende muito da luz e da atenção do fotógrafo. Até a temperatura pode interferir no processo e para não ter surpresas desagradáveis, deixe o WB sempre no automático.

Mulher Trabalhadora – Ailton Fernandes Fotografia

Você deve ter percebido que fazer fotografia em preto e branco exige muita atenção aos detalhes, certo? Para que seu trabalho passe toda a expressividade que deseja, a hora da edição é uma das mais importantes. Utilizando o LR, comece convertendo para preto e branco e aumente o contraste, o que destaca ainda mais o foco da fotografia. Não se esqueça de tirar os pontos excessivos de luz. Tudo deve ser na medida certa, combinado?

Ailton Fernandes – Fotografia

A regra é simples!  Toda fotografia em preto e branco deve transmitir expressividade e nunca emoção ou sensibilidade. Se a foto passa essas percepções, tire a cor. O problema é que, sem perceber, as pessoas substituem todas as sensações que cada cor remete pelo sentido real da foto. Uma lágrima, um sorriso ou um abraço, qualquer que seja o gesto, se uma foto estiver em preto e branco, ela apenas vai conduzir o olhar. Isso faz toda a diferença em um trabalho assim.

Book fotográfico – Ailton Fernandes fotografia

Seu endereço de email não será publicado. os campos são de preenchimento obrigatório *

*

Visit Us On FacebookVisit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On Google Plus