Home > Dicas > O que é a fotografia RAW e como aprender a tirar proveito das imagens neste formato

O que é a fotografia RAW e como aprender a tirar proveito das imagens neste formato

Conheça preciosas dicas de como fotografar nesse estilo para que suas fotos fiquem com qualidade e nitidez superiores

Quem trabalha com fotografia sabe quanto vale uma foto com qualidade e nitidez. Existem vários tipos de formatos de arquivo digital para as imagens e o mais conhecido pelas pessoas é o famoso formato JPG, que é o padrão na maioria das câmeras e celulares. Além dele, existe um outro formato que vai permitir mais qualidade e controle sobre sua foto: o formato RAW. Geralmente as câmeras mais avançadas já vem com a opção desses dois tipos de formatos de fotos. 

raw-08

O que é fotografia RAW?

Trata-se de um formato de imagem, que também conhecido como formato cru. A fotografia RAW é uma denominação bastante genérica de formatos de arquivos de imagens digitais que contém todos os dados da imagem tal como foi capturada pelo sensor da câmera. Fazer fotografia RAW permite ao fotógrafo a total liberdade de processar e interpretar a imagem.

Já no tradicional JPG, a imagem já sai processada e interpretada pela câmera. O que isso quer dizer? O arquivo RAW ainda não é uma foto pronta e antes de postá-la no facebook, por exemplo, você precisa revelar a foto usando um aplicativo específico no seu computador. 

raw

Maior latitude de exposição

Imagine que você vai bater uma foto em que há partes com sol e partes com sombras. O olho humano consegue observar a parte com sombras com detalhes e as partes com sol com muito mais perfeição. Na câmera isso não acontece por causa da pequena latitude de exposição, que é a capacidade que as câmeras têm de representar com total nitidez, zonas com maior ou menor intensidade de luz, na mesma imagem.

raw-03

fotografia RAW possui muito mais informação para ser trabalhada por causa da latitude maior de exposição. Nesse tipo de fotografia, você pode salvar áreas claras demais ou recuperar áreas escuras demais em suas fotos. No formato JPG, isso já não é possível, pois acontece um processo chamado de compressão com perdas, que descarta algumas informações que não são úteis para o olho humano.

No formato RAW, você pode dar a imagem aquele tratamento especial. Vai tirar fotos de paisagem em um dia claro? Coloque sua câmera no formato RAW, combinado?

raw-07

Balanço de brancos pode ser alterado facilmente

Mais uma vantagem da fotografia RAW. O balanço de brancos é o ajuste que faz com que os elementos brancos na foto sejam representados na essência real da cor branca. Quando você fotografa em RAW, fica registrado no arquivo qual foi o balanço de brancos escolhido antes de bater a foto. A vantagem é que qualquer outro pode ser escolhido depois.

Para saber se realmente funciona esse recurso, faça alguns testes antes em diferentes balanços de branco nas mesmas condições de luz. Depois importe os arquivos em RAW no seu programa de edição e coloque todos eles com o mesmo valor de balanço de branco. Eles ficarão exatamente iguais.

Se você faz fotografias em JPG, algumas dessas informações serão automaticamente descartadas e será muito mais complicado de ajustar as cores das fotos corretamente, caso você erre o balanço de brancos na hora da captura das imagens.

raw-05

Mais recursos no tratamento das imagens

Da mesma forma que você pode ajustar altas e baixas luzes e o balanço de brancos com maior perfeição, a fotografia RAW, permite usar de forma mais precisa, alguns de recursos de nitidez, redução de ruído e controle mais eficiente das cores. Se você fotografar em JPG, sua câmera já faz os ajustes de forma automática que podem ficar bons ou não.

Agora se você fotografa em RAW, todas as técnicas de edição serão correspondentes as da versão atualizada do programa instalado em seu computador. A fotografia RAW permite que o fotógrafo trate a imagem do seu estilo e a deixe na forma mais nítida possível.

raw-06

Tudo isso para deixar suas fotos com muito mais qualidade e nitidez, que são dois detalhes bastante observados pelas pessoas, principalmente por quem é expert no assunto.

Seu endereço de email não será publicado. os campos são de preenchimento obrigatório *

*

Visit Us On FacebookVisit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On Google Plus