Home > Dicas > Photoshop ou Lightroom qual o melhor programa para fotógrafos?

Photoshop ou Lightroom qual o melhor programa para fotógrafos?

Esta discussão sobre qual o melhor programa, se é o photoshop ou o lightroom, tem circulado durante muito tempo entre os fotógrafos e para poder responder a esta dificílima pergunta, devemos primeiramente definir quem são e para que serve cada um dos programas

Primeiramente precisamos mencionar que tanto o Lightroom quanto o Photoshop são programas pensados para fins diferentes.Afinal, não justificaria a Adobe, dona de ambos, colocar no mercado programas concorrentes e com a mesma finalidade. Podemos dizer então que o Photoshop é pensado para a edição e manipulação digital de todos os tipos de imagens, já o lightroom foi projetado especificamente para fotógrafos, afim de que estes possam trabalhar de uma maneira mais fácil e tranquila para a edição e revelação de fotografias.

Após definirmos esta finalidade dos programas, vamos descrever as funcionalidades, pontos fortes e pontos fracos de cada um programa para que possamos melhor entende-los.

Vamos primeiramente falar do PHOTOSHOP, que como já dissemos, é um editor e manipulador de imagens e portanto tem absoluto controle sobre qualquer tipo de imagem.

PHOTOSHOP

photoshop-cs6-logo

Pontos fortes:

Retoques:

O Photoshop é especialista em retoques. Se você necessita eliminar manchas não desejadas na imagem, reduzir olheiras de uma pessoa, fazer uma pessoa perder alguns quilinhos, branquear os dentes, eliminar imperfeições ou realizar qualquer outra troca em uma parte específica de uma imagem, certamente o photoshop será a melhor opção.

Camadas e opacidade

O Photoshop trabalha com o princípio de camadas. Portanto, você pode criar várias camadas com diferentes ajustes e controlar a sua opacidade (visibilidade). Isso permite um controle maior e melhor da sua aparência.

Composição

Por poder trabalhar com camadas, você poderá criar fotografias de grupos, utilizando várias imagens e decidir futuramente se vai juntar ou não as pessoas naquela imagem. Todo isso graças ao poder de manipulação das imagens que o programa oferece.

O programa é capaz de juntar pixels específicos e pegar os pixels correspondentes em outras imagens. Essa combinação se chama composição.

Pontos negativos

Potencialmente destrutivo

O Photoshop tem talves como principal desvantagem o fato de  modificar os arquivo original e não salvar um arquivo original, criando a partir dai um novo. Resultado uma vez trabalhado no arquivo, não mais se recuperará.

Difícil de aprender

O Photoshop tem uma infinicade de combinações para editar uma imagem, e aprender a utilizar cada uma das ferramentas pode ser algo complicado. O programa oferece muitas opções para corrigir, manipular e trocar as imagens. Então , saber quando e como utilizar cadas função é algo meio complicado.

Sem fluxo de trabalho

O programa esta desenhado para trabalhar com imagens individuais, não esta desenhado para trabalhar com grupos de fotos. Isto pode ser um grande problema se você necessitar editar mais de 100, 200… fotografias como por exemplo de um casamento.

Não é um editor de arquivos RAW

Se você fotografa em RAW, certamente terá que processar suas imagens antes de abri-las no photoshop. O programa já tras o Câmera RAW que nos auxilia neste quesito. Mas, de toda forma já é uma certa edição anterior.

LIGHTROOM

Lightroom

Lightroom  é um gestor de imagens e um programa de edição. Usando o lightroom, os fotógrafos podem classificar as fotos, além de editar e organizar as fotografias desde a sua importação. è um programa desenhado para facilitar o fluxo de trabalho do fotógrafo e para ajudar-lhe de maneira eficiente com grandes quantidades de imagens.

Pontos fortes.

Procesar arquivos RAW

O fato de pode editar arquivos RAW te da toda a possibilidade de resgatar muitas fotografias. Fotografias mal enquadradas, subexpostas com muito ruido digital com cores opacas, etc. Pode-se também efetuar ajustes na configuração como a exposição, contraste e saturação.e.

Fluxo de trabalho eficiente

Lightroom cobre quase todos os passos do processo de pos-produção. Pode se importar as suas imagens, ordena-las por algum meio de seleção pre definido entre outras coisas.

Ajustes predeterminados

O Lightroom tem ajustes pre determinados que podem ser simplemente aplicado a fotografias importadas, isso ajuda a economizar muito tempo, já que você editara suas fotografias partindo de um processamento prévio.

Não é destrutivo

Essa talvez seja uma das mais importantes características deste software. Quando se esta trabalhando com arquivos RAW ou JPEG, o lightroom não edita os arquivos originais, ele realiza apenas ajustes a uma imagem virtual criada, E, após a sua edição um novo arquivo é criado com os ajustes definidos por você

Não existe a preocupação de que acidentalmente se guardem as modificações sobre o arquivo original. Uma outra vantagem também, é o fato de poder experimentar sem o medo de perder os arquivos.

Mais fácil de aprender

O Lightroom é um programa mais intuitivo, seus controles são bem mais fáceis de usar, portanto, é bem mais fácil de se aprender também, sua interface também foi desenhada para ajudar aos fotógrafos a trabalhar atraves de imagens de uma maneira lógica e prática. Obviamente será necessário aprender a utilizar os controles para poder realizar uma edição correta da imagem.

Pontos negativos

Retoque

Embora seja possível fazer ajustes simples na sua imagem, realmente não é recomendado um retoque muito extenso.
O programa não tem controles para alcançar um toque tão avançado e preciso. Para alcançar este tipo de retoque , você deve ir ao Photoshop onde o carimbo de clone  lhe permitirá detectar retoque muito mais rápido e melhor do que é possível fazer no Lightroom .

Manipulação de Imagem Avançada

O Lightroom funciona bem para se fazer ajustes globais para imagens, mas por pixel-nível de edição não é possível.

Apenas fotos

Uma outra “deficiência” do Lightroom é que ele é um programa projetado especificamente para fotógrafos fazerem a edição de fotos. Já o  Photoshop, além disso, pode ser usado para editar uma variedade de gráficos , não apenas imagens.

Fotografo con lightroom

Então qual o melhor programa ?

Vendo as vantagens e desvantagens de cada programa, a resposta para esta pergunta vai depender de uma outra pergunta. -Qual o  trabalho você fará com suas imagens?

Se o seu objetivo for editar as fotografias de uma viagem ou para fazer uma edição geral de um evento ou ainda para corrigir um detalhes da exposição de fotografias, então a resposta seria Lightroom.

Mas, se a sua resposta é combinar duas fotografias de modo que pareça ter uma única fotografia,  para editar uma imagem que vai sair em  uma revista, para remover um carro no final da cena que desvia a atenção do seu principal objetivo , então a resposta é Photoshop.

Agora a minha resposta e que você deve trabalhar com ambos ao mesmo tempo. Faça as edições básicas no lightroom e se precisar de uma edição mais complexa vá para Photoshop.

Seu endereço de email não será publicado. os campos são de preenchimento obrigatório *

*

Visit Us On FacebookVisit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On Google Plus